terça-feira, 2 de novembro de 2010

SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR 17 - INEMA

A Praia de Inema é uma das mais belas praias do Brasil, quiçá do mundo. Areias brancas, mar sempre com um azul muito bonito e um entorno magnificio ainda de mata atlântica e coqueirais.

Praia dos Presidentes. Tanto Fernando Henrique Cardoso como Lula passaram férias nessa praia que tem a proteção da Marinha do Brasil.

Extranhamente, contudo, o significado da palavra “Inema” em tupi guarani nada condiz com o que está se dizendo. Surpreende até: “água apodrecida”.

Diante da surpresa que nos assalta, fomos pesquisar nomes parecidos com o de Inema e o mais próximo que encontramos foi “Ipanema” onde, em vez do “i” de Inema, temos o “ipa” de Ipanema. E fomos ver o que significava Ipanema: coincidentemente, significa “água suja”.

Diante dos fatos, nos preocupamos em saber se realmente Inema e Ipanema eram palavras tupi-guarani. Poderia ser originária de outro idioma. Mas parece que não, desde que o tupi-guarani era falado desde o Maranhão até o Rio Grande do Sul, indistintamente.

Vejam o que dizem os estudiosos do assunto:


Praia de Inema em dois flagrantes

A língua nativa, oficializada pelo uso, até fins do século XVII, era a tupi। A fala importada do colonizador como a dos visitantes, tinha ficado reduzida aos documentos oficiais e aos livros administrativos civis e eclesiásticos.

"O idioma tupi, também conhecido por língua geral, composto e interligado por dialetos tribais diversos (tupiniquim, tupinambá, tupinaé, tabajara, etc।) formava um único linguajar autóctone, de norte a sul da colônia portuguesa. Era falado por todos, nas casas e nas ruas, nas escolas e nas igrejas. Usavam-no o índio como o branco, o mulato e o negro recém-chegado. Foi chamado por eminentes gramáticos da época, "a língua mais falada na costa do Brasil", e classificado por doutos lingüistas (Anchieta, Figueira, Montoya) como "fácil, suave, elegante e copiosa". Era a língua geral, a língua do Brasil”.

Daí partimos para o porquê do significado। O mais provável seria pela localização geográfica da praia e as consequências desse fato. Olhando Inema do alto, percebe-se que ela é praticamente a última praia do contorno litorâneo do subúrbio.

Será que os dejetos de toda a faixa litorânea do subúrbio iam se depositar em Inema nas marés de enchente, tornando-a suja?

Atualmente, temos um exemplo muito sgnificativo desse fenômeno. São os casos de Cabucú, Bom Jesus e Saubara. Ficam no fundo da Baía de Todos os Santos. Grande parte do lixo de Salvador, inclusive o provocado pelos Alagados dos Tainheiros, vão se depositar em suas praias.

Nota: recomendamos nossa postagem datada de 30/3/2010 com o título “Baia de Todos os Santos – 1ª parte.

Poderia ser algo assim de relação à Inema. E porque não é mais, haverão de perguntar muitos? A praia é toda limpa, alvíssima. Efetivamente, contudo há de se registrar que suas águas não são tão limpas assim. Não são, por exemplo, como as do Morro de São Paulo, de águas abertas.

Falando em águas limpas os indígenas chamavam esses locais de Ipatinga. Já as águas avermelhadas por detritos de mangue vermelho, chamavam de Ipitanga. Já as águas turvas que deviam ser às de Inema, chamavam de água suja, sem serem necessariamente poluídas.

A praia de Inema fica à 40 quilômetros de Salvador por estrada rodoviária. Já por linha ferroviária, essa distância cai para menos da metade. Por exemplo, os trens que saem da Calçada chegam à Paripe após percorrerem 15, 5 quilômetros. Daí apara Inema é um pulo.

Esse fato, torna a ferrovia Calçada-Paripe, extremamente estratégia em termos militares. Além de ser mais curto o percurso, é uma segunda opção de saida ou de entrada.

Isto não quer dizer que quando a ferrovia foi construída pensou-se nesse detalhe técnico-militar. Aquele tempo, 1860, ainda não existia a Base Naval de Aratu e ela própria devia ser um ainda intocável pararioso ecológico.

Águas de Morro de São Paulo




A Enseada Inema



A extraordinária praia de hoje- Areia muito alva.



Vista do mar



Um comentário:

  1. Linda demais essa praia! Só de imaginar que essa maravilha, assim como tantas outras, faz parte da nossa Bahia linda...dá um orgulho danado!! Que esse paraíso mantenha-se sempre preservado!!

    ResponderExcluir