sábado, 29 de janeiro de 2011

PRAÇA CASTRO ALVES- 3


Na postagem anterior, publicamos a foto acima। Mostra o antigo Teatro São João e ao seu lado direito um prédio de três andares, situado onde hoje se encontra o tradicional edificio onde funcionou o jornal A Tarde e que vai se transformar num hotel (Hotel Fazano).

Como se pode notar, a foto é bem antiga. Não há nenhum beneficiamento no local. A rua parece ser de barro. Em frente ao teatro um modesto jardim com duas árvores, uma delas uma amendoeira, com certeza.
Agora, vamos ver outra foto do mesmo local:


A rua parece ter sido calçada com paralepípedo. Não há mais o jardim em frente ao teatro e as árvores foram removidas, entre elas a amendoeira que foi identificada pelo formato de seus galhos. Em frente ao prédio à direita do teatro, construiu-se um jardim de melhor aspecto. Mas que prédio? Este já é outro!O anterior tinha a parte superior reta e no mínimo seis largas portas em arcos. E já circulam os bondes com tração animal. E há os trilhos marcando o solo!

Há de se notar também os postes de iluminação, bem característicos daquela época. Um deles finaliza um gradil de ferro, definindo a grande praça (ao lado esquerdo em baixo). Por fim as pessoas. Sim, as pessoas daquela época circulando ao redor! Outras conversando. Esta era Salvador, possivelmente entre meados do século XIX a princípio do século XX. Tranquilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário