segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO - ALAGADOS


Em postagens anteriores percorremos boa parte da Peninsula de Itapagipe desde a Ribeira até o Porto da Lenha, exclusivamente pela sua orla marítima.

Fosse anteriormente, aí pelos idos de 1950, teríamos que acrescentar nesse trajeto a Av. Porto dos Mastros, àquela época simplesmente chamada  Rua Domingos Rabelo. Estreita e toda em barro batido, margeava o chamado Porto dos Mastros.
O local que era um porto de saveiros com seus mastros à mostra, mesmo daqueles que não mais navegavam.
Temos lembrança que as águas da Enseada dos Tainheiros que chegavam até suas margens, balançavam os galhos de mangue nascidos ao seu redor.
Por essa razão, o local era um viveiro de caranguejos e siris de várias espécies, bem como se tornava um paraíso para as tainhas e as curimãs.
Mais anteriormente, aí pelos idos de 1920/30, a Prefeitura resolveu construir um cais de contenção na orla de Itapagipe.  Sem uma razão plausível, excluíram o Porto dos Mastros, dando inicio apenas a partir do Porto dos Tainheiros.
Deixaram-no vulnerável  e em 1953, sem dó nem piedade, suas margens foram invadidas por centenas de palafitas, dando inicio ao hoje chamado bairro dos Alagados.
Na sequência, o local foi aterrado com areia proveniente da Ponta da Penha  e o que era orla virou becos e travessas de muitas casas, sem nenhum saneamento, do que resultou na contaminação de toda a Enseada dos Tainheiros e liquidação da vida marinha.
Hoje dizem que a coisa está mais ou menos resolvida, mas não deve ser assim. Por exemplo, a Praia da Penha que fica na boca de saída da Enseada, é uma praia absolutamente contaminada. Está lá uma placa da Prefeitura indicando a inconveniência.
Dizem também que  muitos detritos vão parar no outro lado da Baia de Todos os Santos, lá pelos lados de Cabuçu e Saubara.  São um vinte quilômetros, mas mesmo assim, a sujeira chega lá.

Praças


Primeira Travessa da Rua Domingos Rabelo
Segunda Travessa da Rua Domingos Rabelo
Ediicio de 4 andares - Quem diria?
Av. do Porto dos Mastros






Nenhum comentário:

Postar um comentário