terça-feira, 30 de outubro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO - ROMA


Todos os acessos à extremidade da península de Itapagipe têm inicio no Largo de Roma: são os casos do Caminho de Areia, Dendezeiros do Bonfim, Av. Luiz Tarquinio e Rua Henrique Dias.
Naturalmente, por essa razão este largo têm uma importância muito grande no sistema viário de Salvador. Na sua rótula fica a Igreja da Imaculada Conceição Mãe de Deus e nas proximidades o túmulo da Irmã Dulce e o hospital de caridade que tem seu nome.
Em conseqüência, a Prefeitura está dando inicio a uma obra visando criar um centro religioso no local, com vistas ao turismo dessa área. Naturalmente que as igrejas do Bonfim, da Boa Viagem e de Monte Serrat, farão parte do roteiro que se quer criar.
Se é assim que se faça uma obra arquitetônica de peso. A praça é enorme e ainda estão juntando o espaço onde funcionou uma estação de bondes.
Preocupa-nos o histórico de construção das últimas praças de Salvador como são os casos da Praça da Pituba e a Praça Dodô e Osmar. Tiveram duas grandes oportunidades e o resultado ficou muito a desejar
É irrecusável falar do Largo de Roma e não se referir à origem de seu nome. Muitos dizem que tem esse nome porque no local ou proximidades, existia uma pequena igreja que abrigava uma santa chamada Nossa Senhora de Roma.  
Nada mais falso! Sobre o assunto escrevemos uma postagem datada de 10 de outubro de 2009 ( Salvadorhistoriacidadebaixaealta-  Largo de Roma). Transcrevemos uma parte:

Diz-se ter existido nas proximidades, entre o largo e o mar, uma capela dedicada a Nossa Senhora de Roma. Daí o nome, Largo de Roma.

É muito duvidosa esta citação. Primeiramente, não se tem notícia de ter existido uma Nossa Senhora de Roma, nem aqui nem na Itália ou em qualquer outro lugar. O que se comenta é que Nossa Senhora da Babilônia com prática de seu culto na antiga Babilônia e no Egito, deu origem a Nossa Senhora Romana. Este fato é comentado em um livro de autoria de Alexander Hislop, denominado “The Two Babylons”.





Agora, vejamos o que as câmaras do Google registraram do largo que se está escrevendo e a área em torno.

Igreja da Imaculada Conceição Mãe de Deus


Largo de Roma e a Igreja da Imaculada Conceição Mãe de Deus
Largo de Rma e inicio da Rua Barão de Cotegipe
 Av. Fernandes da Cunha- à direita o espaço que será
acrescido ao largo atual
 Obras Sociais de Irmã Dulce

Nenhum comentário:

Postar um comentário