quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO - AMARALINA



Há algum tempo atrás , escrevíamos sobre Amaralina. Dizíamos que o nome Amaralina advém de uma antiga fazenda pertencente ao senhor José Alves Amaral que seria neto do Visconde do Rio Vermelho, Manuel Inácio da Cunha e Meneses, militar, comerciante e politico (foi vereador, vice-presidente de provincia e senador do Império do Brasil de 1829 a 1850). Este senhor acumulou grande riqueza, inclusive as terras de Amaralina e outras em Itapuã.
Até meados do século passado, a praia da Amaralina notabilzava-se pela pescaria de arrasto do xaréu que dava em grande número nesse local.
Pesca do xaréu
 
A atividade atraia grande número de curiosos, bem como ela própria necessitava de muitos pescadores e várias embarcações.
Porque a pesca do xareu era feita em Amaralina, bem como na praia da Armação? Principalmente por que essas praias estão livres de recifes que impediriam a puxada das redes.
Praia da Amaralina
 
Armação
 
Inicialmente, a pesca do xaréu era feita por escravos que se transformaram em pescadores. Por essa razão, cercava a atividade com todo o folclore característico do povo africano e que a Bahia absorveu na sua plenitude. Cânticos e rezas eram comuns antes, durante e depois da pesca.
Pela sua abundância, a pesca do xaréu era considerada como a maior do Brasil, quiçá de toda a América do Sul.
Rua Marques dos Santos
Inicio do Quartel de Amaralina
Ministério da Defesa
 

Av. Amaralina
 
Verdadeira praia de Amaralina
Largo de Amaralina
Rua Conde de Castahesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário