domingo, 4 de novembro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO - PILAR


Temos buscado, freqüentemente, informes sobre qual a parte mais antiga da Cidade Baixa. Há quem diga que seja a Conceição da Praia, Preguiça que lhe é junta; por ai. Argui-se que nos primeiros momentos de Salvador, Tomé de Souza mandou construir uma ermida em frente a Bacia da Preguiça, onde hoje se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Certíssimo! Contudo, ao que tudo indica a cidade não se desenvolveu nessa área como era de esperar.
Parece-nos que em razão do crescimento efetivo da Cidade Alta via Praça da Sé, Pelourinho, Taboão, principalmente este último local, o crescimento real se deu para os lados do Pilar. Neste espaço foram construídos os trapiches, que eram como se fossem hoje os shoppings, guardadas as devidas proporções e na onda dessas construções, vieram as residências de seus proprietários.  
Vale lembrar que àquele tempo, procurava-se morar junto ao local de trabalho e por vezes da reza. O transporte era precário. Andava-se então.
E, ao retratar o Pilar como estamos fazendo por toda a cidade, deparamo-nos com construções residenciais antiquíssimas, hoje caindo aos pedaços, infelizmente.  Pilar é um local absolutamente degradado.  Mostra a que ponto chegamos em termos de descaso urbano.
Av, Frederico Pontes
Rua do Pilar - Subindo
Rua do Pilar
Ainda a Rua do Pilar
Rua do Pilar - Elevador do Pilar
Igreja do Pilar












Haja!
 Caminho Novo do Taboão

Haja!


 Também "haja"

Nenhum comentário:

Postar um comentário