quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO - RIO VERMELHO - 1


Sob determinados termos,  o Rio Vermelho pode ser comparado à Itapagipe do princípio do século XX até meados do mesmo. Referimo-nos a aspectos como sendo afastado do centro da cidade, lugar de praia e de pescaria.
Muitos haverão de estranhar a última referência (pescaria). Não deveriam! Naqueles tempos o mar era mais preferido não para tomar “banho de mar” como se diz, e  sim pelo que ele oferecia de atração para divertidas e as vezes prósperas pescarias, bem como para descanso. E da mesma forma que aconteceu na península, as pessoas de maiores recursos, moradores da Graça e da Vitória, construíram belas casas no Rio Vermelho, algumas delas ainda existentes.
Outra similaridade que encontramos entre as duas localidades era a participação desses veranistas nas festas que se organizavam no bairro como, por exemplo, o Bando Anunciador nas proximidades do Carnaval, inclusive uma segunda feira, que nem a da Ribeira, com muita fantasia de seus moradores.
Adiante, algumas das belas residências do antigo Rio Vermelho:



.
Casarão
 
Bem ao centro da praça
 
 
 
 
 
 
 
 
Estas que vimos acima ainda estão no seu lugar original, bem como mantidas as suas características arquetetônicas, contudo, na sua grande maioria, ou foram demolidas ou suas fachadas foram treansformadas para pior - algo muito feio:
 
 
 
Este até que tentou - Pintou um gradeado na fachada
 
Rua do Meio - Inteiramente modificada - para pior


Nenhum comentário:

Postar um comentário