sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

YAONY SANCHES- NÃO SE PODE FICAR CALADO

Já há um universo de blogs. Tratam de muitas coisas. De quase todas, inclusive de Cuba. É o caso de Yoani Sanchez que possui um blog chamado “GENERACIONT”. Seus textos contam o dia de a dia de Cuba, sua realidade, como o povo vive com a situação do País, um dos mais sofridos de todo o mundo. Para se ter uma ideia, Cuba sofre um bloqueio internacional de 50 anos, comandado pelos Estados Unidos, desde o dia em que o seu governo permitiu que a União Soviética instalasse na ilha, mísseis atômicos com a direção voltada para o território americano, isto é, a 120 quilômetros de distância.


Yaoni Sanchez

Em consequência, o pequeno país da América Central praticamente não se desenvolveu como as demais nações. Seu povo é pobre; suas cidades são pobres, seus bens são do século passado. Os carros, por exemplo, são de modelo 60 a 80, absolutamente sucateados. O restante das coisas deve ser igualmente velho. As casas, os móveis, os utensílios.   


Diz-se que, por outro lado,  a medicina é avançada, mas não se pode aceitar esse estágio de desenvolvimento sem o apoio das principais nações do mundo onde a ciência se desenvolveu aos pícaros técnicos. Seus médicos não devem participar da maioria dos congressos dessa área  que se realizam no mundo ocidental. Não devem estar atualizados. Dever haver muitos vácuos.


Então, a blogueira cubana, corajosamente, começou a comentar essa situação no seu blog, mostrando a realidade do País e do seu povo. É uma das poucas pessoas que não se deixou influenciar pelo impressionismo de um governo que manobra a consciência de seu povo, não lhe deixando pensar, não lhe deixando ler, escrever e em consequência não se desenvolvendo normalmente.
E aí quando surge alguém que desperta os neurônios dessa gente, atingindo-os com fatos e verdades desconhecidas, o governo se assusta e tenta proibir sua ação, mas é difícil controlar a força de uma internet; está no ar em todos os lugares do mundo; não se pode prendê-la; é rarefeita.  Resolve deixá-la sair da ilha. Alardeia que é uma revoltada! É menos forte do que seu blog. É gente como nós. Como estava ela era um fantasma da verdade. Fazia mais sucesso! Volte logo ao teclado do seu computador. Mande as notícias dessa bela ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário