terça-feira, 9 de abril de 2013

A ARENA FONTE NOVA TERIA MUDADO DE NOME?


É notório o chamado “jeitinho brasileiro” que pode ser entendido como um tipo de ação visando obter benefício próprio ou a resolução de um problema prático, fazendo uso de criatividade, cordialidade, engano e outros processos sociais. Essa é a definição que é dada pelos estudiosos sobre esse comportamento. 


Ao que tudo indica, está havendo esta ação na recém inaugurada Arena Fonte Nova. Para quem quizer ver, uma empresa de bebida, uma cervejaria, “emplacou” o novo nome do belo estádio: “ITAIPAVA ARENA FONTE NOVA”. Isto mesmo, em vermelho vivo.

Uma placa gigante colocada bem ao centro da fachada que dá para o dique, “comanda” a denominação do novo estádio. Não se trata de uma faixa provisória. Parece algo definitivo, até prova em contrário.

Ao tempo da antiga Fonte Nova, via-se destacado o nome oficial do estádio: ESTADIO OCTAVIO MANGABEIRA. Sabe-se até, que após uma nova pintura, apagaram o nome do ex- governador. Foi um Deus nos acuda! Toda a imprensa exigiu a recolocação do nome do político em cupo governo se fez o estádio. Lembram-se?
No caso presente, pelo que se divulgou dias antes da inauguração, foi colocada uma grande fita do Senhor do Bonfim em torno do estádio. Claro que se tratando de Bahia, ficou bem sugestivo o enlaçamento protetor. Estava como que precisando, em se sabendo das tragédias que passou o antigo estádio, inclusive com perda de vidas humanas. Que nada aconteça ao atual sob a proteção de nosso grande santo.

Ai, certamente, procuraram uma empresa para patrocinar a confecção e colocação da grande fita, que não deve ter sido fácil.

A Itaipava foi a escolhida. Claro que ela precisava de uma contra partida valiosa. Permitiram que ela fizesse uma placa com seu nome ligado ao estádio que se inaugurava. Não se fez de  rogada. Mandou brasa. Tacou uma placa com letras garrafais em vermelho ligando o seu nome ao do estádio:

 ITAIPAVA ARENA FONTE NOVA
 Está lá para quem quizer ver. É incrível, mas é verdade.

Itaipava Arena Fonte Nova (?!)

Não é uma faixa - É uma placa.

Mas não podia ser assim. Há um ordenamento estético que deve ser comprido, senão irá desfigurar o belo estádio e o local onde ele se encontra, às margens do Dique do Tororó. Doravante será uma referência turística das mais belas que a cidade possue.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário