segunda-feira, 15 de julho de 2013

PESSOAS INTERESSANTES E/OU FOLCLÓRICAS - MAMEDE PAES MENDONÇA

Está ai uma figura inesquecível. e super interessante: Mamede Paes Mendonça. Natural de Serra do Machado em Sergipe onde nasceu em 1915. Começou com uma simples padaria e se tornou um dos maiores empresários do País no ramo de super-mercados.

Conta-se que numa determinada madrugada recebeu a “visita” de Lampião. O cangaceiro precisava de pão para seus seguidores. Seu Mamede negociou a entrega levando-o até “a querer pagar”. Seu Mamede não aceitou.

Essa incrível habilidade foi uma tônica em toda a sua vida. Sabia negociar como ninguém. Conta-se que, durante a Guerra, um navio alemão foi apreendido no Porto de Salvador carregado de arame farpado. Seu Mamede comprou toda a carga. Como naquela época o Brasil não fabricava o referido produto, seu Mamede a vendeu com lucros extraordinários. Diz-se que foi por ai que começou seu império.

Mamede Paes Mendonça

Sua primeira loja  de super-mercado foi em Nazaré, na Rua Jogo do Carneiro. O gerente era o senhor Pedro Oliveira que o acompanhou por toda a vida.

Onde é hoje um super-mercado, funcionou a primeira loja Paes Mendonça


Antes, contudo, tinha uma loja de atacado na Praça Marechal Deodoro, perto do seu escritório na Praça Conde dos Arcos:

Nessa rua funcionou sua primeira loja em Salvador . Era um atacado

Por muitos anos funcionou nesse prédio no Comércio o escritório do Seu Mamede


E porque sua empresa teve que vender as quase 100 lojas que construiu ou absorveu e encerrar seus negócios?

Procuramos essa resposta em diversas fontes e não se tem uma resposta convincente, mas temos nossa versão:

Primeiramente, Seu Mamede já tinha morrido. Se fosse vivo teria negociado com vantagem que nem fez com Lampião na padaria lá em Serra do Machado. Lá corria risco de vida; aqui tiraria de letra e sairia sorrindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário