terça-feira, 6 de agosto de 2013

DIQUE DO TORORÓ - ARTIFICIAL OU NATURAL


Quando se diz que o Dique do Tororó é artificial, estamos nos referindo ao atual formato de um mil e poucos metros de comprimento por no máximo duzentos de largura, desde que, anteriormente, era uma lagoa natural que alcançava seis quilômetros ou mais de extensão, tomando todo o atual Vale dos Barris; mais quase toda Rua Djalma Dutra e adjacências à direita, até alcançar os morros de Brotas e ainda avançava por parte da atual Avenida Vasco da Gama.

Há referências até mais generosas de que alcançava o atual Forte do Barbalho de um lado e do outro chegava próximo ao Forte de São Pedro.

Aí é demais e quem o disse mostra completo desconhecimento da estrutura da cidade, desde que os dois fortes estão localizados nas partes mais altas dela própria.

Fosse possível e teríamos extensas cachoeiras e quedas d'água por todos os lados.

Mas faltavam provas visuais através de fotos ou pinturas da bela lagoa para dirimir as dúvidas existentes. Faltava, é bem o termo no passado, porque hoje não falta mais, desde que nos chega às mãos uma foto do principio do século XX, como que mensurando o real espaço desse acidente geográfico que a natureza proporcionou a nossa cidade. 

Vê-se na foto acima dois barcos navegando, um no sentido à direita e outro no sentido à esquerda, além de três outros ancorados na margem ainda à direita e um na margem à esquerda. Sinal de um tráfego de embarcações intenso desde que necessário para uma grande área.

Especial atenção pedimos para os prédios no alto à esquerda. Parece ser o centro da cidade de Salvador, algo como Avenida 7 de setembro. Inclusive, um dos prédios parece ser uma grande igreja. Interessante também é o aglomerado de pequenas casas ainda à esquerda como que em escadaria.

Quis o destino de nossa cidade, que toda essa área fosse aterrada para dar lugar as atuais avenidas. Uns dizem ter sido necessário; outros, contudo, como nós, lamentamos o ocorrido. A Lagoa do Tororó era um patrimônio que muitas cidades do mundo gostariam de ter em seu espaço. 

Mapa da área em estudo - Dique do Tororó

Mapa da área em estudo - Lagoa do Tororó

Acima, uma representação como teria sido a Lagoa do Tororó;

Nenhum comentário:

Postar um comentário