quarta-feira, 18 de setembro de 2013

IGREJA SANTO ANTONIO DA MOURARIA E LOJA ANEXA

Será que o tombamento das igrejas e outros imóveis em Salvador é obedecido? Parece que não! Infelizmente! Adiante vamos apresentar um caso deveras lamentável. Referimo-nos à Igreja de Santo Antônio da Mouraria, localizada no bairro do mesmo nome. 

Igreja Santo Antônio da Mouraria ou Igreja da Mouraria como é também conhecida
Altar principal

Foi construída de 1724 a 1726. Em 1849 era dirigida pela irmandade de Santo Antônio dos Militares e em 1894 foi entregue à Sociedade São Vicente de Paula. É uma igreja tombada pelo IPHAN.

De 1901 a 1926 a igreja passou por várias reformas, incluindo a construção de um anexo que envolveu o templo pela lado sul e leste e a criação de um primeiro andar na ala norte. No passado, a igreja possuía uma grande área lateral e posterior que foi desmembrada.

Hoje, parte de sua lateral direita, térreo,  funciona uma loja de moda feminina. Toda a murada está pintada de amarelo, bem como as pilastras do lado esquerdo da igreja como a dizer "este espaço também é meu".

Um grande toldo se estende por toda a loja. A coisa se ameniza com a linda árvore plantada em frente.

Muradas amarelas de ambos os lados da igreja



De amarelo também está pintada a lateral do prédio na esquina entre Av. Joana Angélica e a Mouraria, indicando por lógica que o conjunto pertence a uma mesma pessoa. Ou tudo seria propriedade da própria igreja?
Segundo relatos, no passado, como já dissemos acima, a igreja possuía  uma grande área lateral. Seria onde está hoje o prédio? Muito provavelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário