domingo, 29 de setembro de 2013

NOVO MONUMENTO EM HOMENAGEM Á TOMÉ DE SOUZA

Querem fazer um monumento em Salvador para acolher os restos mortais de Tomé de Souza que se encontram ainda em Portugal num convento do Século XIII na vila Franca de Xira.


Vila Franca de Xira - Portugal

Dois locais foram sugeridos até então: onde é  hoje a Prefeitura na Praça Municipal  e na Calçada.

Descartando de logo a Calçada que nada tem haver, vamos nos deter na proposta envolvendo a atual Prefeitura na Praça Municipal.

Tem alguma razão  a escolha da nossa Prefeitura de vidro. Como é desmontável pode ficar em outro local com amplo estacionamento, etc.. a CIDADE AGRADECE! Que tal escolher a Cidade Baixa? Seria uma forma de incrementar o desenvolvimento dessa parte da cidade. O senhor Prefeito e os senhores vereadores sentido na pele as agruras dessa parte da cidade haverão de cuidá-la melhor.

Lembra  um palco - Já tem até arquibancada - Não é verdade?

 Queiram ou não muitas pessoas de nossa sociedade, efetivamente esse prédio quebrou toda a harmonia que a grande praça possuía ao tempo da antiga Prefeitura e do Edificio da Imprensa Oficial ao lado, bem como da Pastelaria Triunfo na esquina da Rua da Misericórdia com a Ladeira da Praça. No local hoje é uma agência de um banco. Horrível! Aliás, nesse sentido, o banco é o menos culpado. Credite-se à Prefeitura a grande culpa por aprovar o projeto da construção desse prédio.

Nessa altura é imprescindível fazermos uma comparação do antes e depois. Vejamos como eram os prédios que foram substituídos pela atual Prefeitura de vidro. A cidade perdeu de goleada:
No espaço onde estão estes dois prédios (a antiga Biblioteca e o ed. da Imprensa Oficial) hoje se acha a nossa Prefeitura de vidro, felizmente desmontável. É só colocá-la em outro local como acima foi sugerido.


A foto acima é curiosa, aliás, curiosíssima. É a Praça Municipal após a demolição dos prédios da Biblioteca Pública e do Edifício da Imprensa oficial. Ficou como que um vazio. Claro que qualquer coisa que se colocasse no local haveria de melhorar o aspecto. Foi o caso da Prefeitura de vidro. Por isso ela ficou no local até hoje. Era melhor do que nada! Mas agora está chegando a hora de botá-la em outro lugar. Na Cidade Baixa, foi a nossa sugestão.


De relação ao Bradesco que ocupou o lugar da antiga Pastelaria Triunfo, bem que este banco poderia dar uma mão à esta cidade. Botava abaixo o prédio onde funciona esta agência e reconstruiria o antigo prédio. Claro que poderia funcionar no mesmo, mas exteriormente presenteava a cidade com um belíssimo monumento arquitetônico.


A antiga Pastelaria Triunfo à direita. Ao lado ainda a antiga Biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário