quarta-feira, 13 de novembro de 2013

AINDA A MARINA DO COMÉRCIO

Dias atrás fizemos uma postagem sobre o avanço de um cais que se está construindo a partir do Restaurante Amado na Preguiça. O mesmo como que isola o resto de praia que ainda existe naquele local.  

    Aliás, “isolar” é muito pouco. Em verdade, vão acabar com o que resta de areia, aliás, como foi feito ao tempo da construção da Marina do Comércio de relação à enseada como um todo.   

Sim. Onde hoje se encontra este equipamento, era parte da grande Enseada da Preguiça onde Tomé de Souza fundeou suas naus, após verificar que no Porto da Barra, além de não estarem muito seguras, ficava longe de onde seria construída a Cidade de Salvador.

E não se diga que a praia continua em baixo das instalações da grande marina. Em verdade, ela foi soterrada para se construir estacionamentos e área de lazer.

Mas estamos voltando ao assunto por duas razões: primeira, de que efetivamente a obra está embargada, desde que parou até onde conseguiu ir. Segundo, deixamos de nos referir ao avanço do cais de fora com vistas ao fechamento do cerco.


Talvez este seja mais prejudicial ao eco-sistema do local, desde que  impede a progressão das correntezas e dos ventos.



Marina do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário