quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

OS PADRES CARMELITAS DESCALÇOS FORAM OS CONSTRUTORES DA CASA AMARELA DE MARIA BETHANIA

Após intensa busca visando encontrar vestígios sobre a origem da Casa Amarela da V. Visconde Mauá, estamos concluindo que teriam  sido os padres da Odem Carmelitas Descalços os possíveis construtores da Casa Amarela no alto da Av. Contorno.

Inicialmente, confunde-se muito a Ordem a que esses padres pertenceram. Por exemplo, como foram eles os construtores do Convento de Santa Tereza, alguns setores os chamam de “Padres Teresios ou Teresius.   Não existiu essa Ordem.

Em verdade, esses padres pertenciam à Ordem dos Carmelitas Descalços. Chegaram à Bahia com destino a Angola para construir nesse País um convento por ordem do Rei de Portugal. Daqui embarcariam para a África, contudo, ficaram retidos em Salvador durante 8 meses Com a demora resolveram construir o convento em Salvador do que resultou o nosso Convento de Santa Tereza.

Convento Santa Tereza

Carmelitas descalços

Admite-se então que, enquanto se construía o Convento, esses padres construíram ali perto a Casa Amarela, em meio a uma grande mata até hoje existente. Precisavam de um lugar para morar.

Casa Amarela

Nenhum comentário:

Postar um comentário