sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PERIFÉRICOS PARA SALVADOR

Nas eleições nos ano de 1990 o então candidato à Prefeito, Pedro Irujo, apresentou um projeto para a construção de teleféricos em diversas partes de Salvador. Se fosse eleito, ele o faria. Foi ironizado por diversos setores da imprensa e demais candidatos. Teleféricos em Salvador, cidade dos elevadores e planos inclinados.!? Este cara deve está maluco!


Sr. Pedro Irujo
Hoje se sabe que existe um projeto de autoria dos escritórios AAP Arquitetura e Urbanismo (Salvador) e Brasil Arquitetura (São Paulo) denominado Nova Cidade Baixa onde se prevê a construção de diversos periféricos: um deles com 1.3 quilômetros ligando o Largo dos Aflitos ao Museu de Arte Moderna (MAM); ou outro com cerca de 570 metros articulando o Largo de Santo Antônio até onde é hoje o quartel dos Fuzileiros Navais e mais um outro articulando  a Liberdade com o Terminal Marítimo, afora outras combinações.

Projeto dos periféricos para Salvador

Em verdade, demorou muito para que se pensasse com maturidade nesse meio de transporte para Salvador, uma cidade como que típica, feita, para Periféricos, como é para elevadores e planos inclinados, felizmente percebidos muitos anos atrás.

E não se diga que os periféricos sejam uma novidade em nossa terra. Estão aí os periféricos da Vitória, ligando os grandes edifícios dessa via ao mar para deleite dos seus moradores. Não deixa de ser um exemplo a ser seguido em outras partes da cidade onde as construções são em cima do morro (Santo Antônio, Lapinha, Liberdade, São Caetano, etc.)

Corredor da Vitória - Periféricos em toda a sua extensão

Um dos periféricos da Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário