domingo, 19 de janeiro de 2014

JÁ ERA TEMPO DE UMA GRANDE MISSA NA PRAÇA DO BONFIM

A Bahia fez mais uma vez a Lavagem do Bonfim. Milhares de pessoas cobriram de branco as velhas ruas da Cidade Baixa num movimento mágico de uma caminhada de 6 quilômetros e meio com inicio na Conceição da Praia e término na Colina do Senhor do Bonfim.


Lavagem

Repete-se assim um movimento histórico com mais de 100 anos, apesar do procedimento de lavagem propriamente dito, ter inicio desde 1754 quando o templo foi inaugurado. Na época a lavagem era feita por escravos com vistas às festas que se comemoravam em janeiro de cada ano.

Aos poucos, entretanto, os romeiros e o povo de um modo geral foram se integrando à faxina e o faziam  com alegria (hoje seria curtição) onde se incluíam danças e cânticos das religiões afro-brasileiras se é que  assim podemos classificar.

Com o fim da escravidão em 1888, sem mais a obrigação dos escravos lavarem efetivamente o templo, o povo simbolicamente assumiu o que se passou a denominar a “Lavagem do Bonfim” antes restrita aos espaços em torno do templo. Hoje alcança quilômetros de grande parte da cidade.

Diz-se que a Lavagem é a preparação da igreja para os grandes festejos em homenagem ao Senhor do Bonfim. A preparação do local para o Domingo do Bonfim quando se comemora o dia do grande Santo, a grande missa das 10 horas celebrada pelo Cardeal. Assim será mais uma vez, mas diferentemente da Lavagem quando uma multidão eufórica toma praticamente metade da cidade, apenas uma centena de fiéis ocupa os espaços internos do templo. É o que prefere a igreja.


Missa no Bonfim

Poderia, no entanto, celebrar uma grande missa a partir do adro em grande palco com os fieis tomando as dependências da praça. É o que se recomenda hoje em dia, bastando ver as “bênçãos” do papa aos domingos no Vaticano. Ele próprio comentou: “como tem gente nesta praça”. Gente de todo o mundo.
É o que precisa acontecer aos domingos de Bonfim. “Como tem gente nesta praça do Senhor do Bonfim”.Gente de todo o Brasil!

Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário