quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O CAMARÃO SECO DE SALVADOR VEM DE ARACAJU

 Certamente que as pessoas que frequentam a Feira de São Joaquim, a nossa grande feira, ( a qual Sr. Mamede Paes Mendonça se referia como seu grande concorrente), ficam impressionadas com a quantidade de camarão seco que existe em suas barracas. São milhares de quilos e haja mais outros milhares para atender a demanda de consumo de nosso acarajé e abará, acompanhados de camarão seco, absolutamente imprescindível.

Camarão seco na Feira de São Joaquim

E também haverá de pensar como a Bahia produz tanto camarão!
Ledo engano!

90% do camarão seco consumido em Salvador provêm de Aracaju. Aqui não tem mais camarão, apesar de contarmos com a maior baia do Brasil – Baía de Todos os Santos e  suas 56 ilhas.

(A Baía de Todos os Santos é a segunda maior baía do mundo com seus 1.233km2. Só é superada pelo Golfo de Bengala que possui 2.510 km2 de extensão).

Baía de Todos os Santos
Golfo de Bengaala

Destacamos esta extensão por que, geralmente, haveria de ter muito mangue nesse espaço, ambiente propício para camarões e caranguejos. (estes também não mais existem; os que aqui consumimos vêm do Maranhão ou Pará de avião). Um luxo!

A coisa começou a demandar por volta de 1940/60 quando perdemos mais da metade da Enseada dos Tainheiros para os Alagados de Itapagipe. A enseada era toda envolta em mangues, tanto do lado do Porto dos Mastros quanto do lado de Lobato.

Em traços amarelos área invadida pelos Alagados de Itapagipe - Tudo era mar!

Depois disso permitiram a construção de uma fábrica de Cimento em São Tomé de Paripe. Contaminou grande parte da baía.
Fábrica de cimento Aratu - Destruiu muita coisa!

Em seguida permitiram a implantação da indústria mais poluente do planeta em Arembepe. O pó amarelo de seu principal produto é encontrado nas praias de Itapuã, Pituba e Amaralina.

Polo industrial de Camaçari


Na sequência foram implantados os terminais de petróleo de Madre de Deus e Candeias. Necessário, mas...

Candeias
Madre de Deus

E em Aracaju não aconteceu o mesmo? Não aconteceu! A cidade cresceu horrores e ainda hoje se vê mangue até no centro da cidade.

Praticamente centro de Aracaju e se preservou o seu mangue

Um exemplo


Nenhum comentário:

Postar um comentário