sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O EDIFÍCIO OCEANIA QUEBROU O GABARITO DA AV. OCEÂNICA.

Na postagem anterior referimos-nos  ao disparate que existe entre a altura do Edifício Oceania  e os demais prédios da Av. Oceânica, principalmente o Edifício Portela que lhe fica junto, pegado.

Afirmamos, na oportunidade, que a irregularidade de relação ao gabarito da Av. Oceânica é do edifício Oceania. O prédio ao lado – Portela Lima-  bem como os demais, obedecem ao gabarito estabelecido para o local. Ele é baixo afim de não provocar sombra na praia em frente. 

Mas como o edifício Oceania conseguiu se livrar dessa limitação e hoje destaca-se pela altura logo no principio da Avenida Oceânica?


Como prédio faz esquina com a Av. Marques de Leão, possivelmente ou quase certamente, o Alvará de Construção foi dado  como sendo Av. Alm. Marques de Leão, 36. Não se referia  que parte dele, aliás uma grande parte, alcançaria a Av. Oceânica como se vê na foto adiante


Rua Almirante Marques de Leão, 36 - Endereço oficial do Ed. Oceania

Ainda a Rua Alm.  Marques de Leão - sentido inverno

E a título de curiosidade vamos ver a foto do local onde foi construído o Ed. Oceania:

Local onde foi construído o Ed. Oceania - Reparem a avenida. Tinha um obelisco no seu começo e os postes de iluminação ficavam no meio da rua. Pouca gente na praia. Àquela época a Praia do Farol era contaminada, bem como muitas outras. Reparem ainda o hoje Morro do Cristo ao alto à direita: ainda sem o Cristo. Este ficava no Morro de Jesus, hoje Morro da Aeronáutica. Os morros do Ipiranga e do Gato ainda eram virgens. Muitos coqueiros. Esta foto deve ter sido tirada por volta de 1930. O Ed. Oceania foi construído em 1942.Tem, portanto, 72 anos. Já ganhou estabilidade. Há de se notar também um lance de balaustrada no principio do morro do Farol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário