quarta-feira, 19 de março de 2014

EDIFICAÇÕES E ATERROS NO COMÉRCIO DE SALVADOR PELOS TEMPOS

Sempre é muita curiosa a formação da área onde hoje é o chamado bairro do Comércio em Salvador. Este blog tem procurado esclarecer o assunto por diversas maneiras e formas. Fizemos, por exemplo, em 5 de setembro do ano passado, uma postagem que denominados de “O ATERRO DO PORTO DE SALVADOR COMO MAIS DE 100 METROS MAR À DENTRO, o que deve ter proporcionado uma melhor noção de como foram feitos este e outros aterros.


Nesse sentido, publicamos três fotos muito interessantes e esclarecedoras sobre o tema que voltamos a reproduzir abaixo:


Antiga Praça Riachuelo - junto ao mar

Atual Praça Riachuelo - longe do mar

Mapa das modificações em razão do aterro do porto de Salvador

Fotos publicadas. A primeira mostra o monumento a Riachuelo bem próximo do mar. A segunda, esse mesmo monumento está em frente à Rua Miguel Calmon e, por fim  na terceira o seu posicionamento em relação aos aterros feitos na área, ou seja, ele (monumento) não saiu do lugar que estava; fez-se um aterro avançando sobre o mar ficando  a 163 metros dele.


Em outras oportunidades, mostramos o mar junto à encosta ou apenas uma rua à sua frente como esta da Enseada da Preguiça: 

Enseada da Preguiça - Os barcos estão ancorados próximos às casas

Hoje o local onde estavam  ancorados os barcos dista de 203 metros das mesmas residências que resistiram até os dias atuais. Foi feito um aterro nesse grande espaço.

203 metros separam onde era a enseada e as casas acima citadas que ainda hoje existem

Mas eis que nos chega ao conhecimento pela internet  uma tese de pós graduação em Arquitetura e Urbanismo da doutora  Maria Metting Rocha junto a Universidade Federal da Bahia, sobre os diversos aterros que formaram o chamado Bairro do Comércio. É sensacional! Sumamente esclarecedor de todo o processo de aterros que foram feitos no Comércio em diversos tempos.

Como era o Comércio entre 1549 a 1638
LEGENDA DE EDIFICAÇÕES E ATERROS:


COMERCIO EM 1779

LEGENDA DAS EDIFICAÇÕES E ATERROS
COMERCIO EM 1894
LEGENDAS DAS EDIFICAÇÕES E ATERROS



COMERCIO EM 1956

EDIFICAÇÕES E ATERROS

COMÉRCIO EM 2002

EDIFICAÇÕES E ATERROS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário