sábado, 3 de maio de 2014

AVENIDA JEQUITAIA NO SEU ESPLENDOR

Na postagem anterior abordamos a construção da Avenida Jequitaia, hoje Av. Oscar Pontes. Vimos os precalços de sua construção, principalmente no que se refere à destruição da Igreja do Hospício, pertencente à Ordem dos Carmelitas Descalços.  Poderia tê-la contornado e estaria preservado um templo construído no século XVI.  É muito tempo. Hoje não se faz nada igual, mas a insensibilidade dos homens daquele tempo (1939/1940) era por demais atroz. Por outro lado, nos dá a impressão que a Igreja Católica não andava muito bem com os poderes públicos na época ou se fizeram acordos um tanto quanto duvidosos. Tudo é possível!

Por enquanto deixemos isto de lado e vamos ver através de fotos da época como ficou a grande avenida. É surpreendente o resultado. Extraordinariamente bela e poderia ter sido ainda melhor se não permitisse a construção de nada do lado do mar, como na foto adiante, antes da avenida.

Ainda sem a avenida

Com a avenida



Belíssima

Detalhes: ainda não existia o atual Mercado do Peixe à esquerda, na base da ladeira. Um belo jardim ainda a esquerda. Vê-se um monumento no bloco mais espesso desse jardim. Homenagem a quem? Toda arborizada simetricamente. À direita em frente à igreja o prédio onde funcionou durante um bom tempo a Mesbla Náutica.(hoje casa de show). A igreja do Santíssimo Sacramento estava no auge. (Belíssima). Hoje está aos pedaços.


Já sem uma torre- Quase em ruínas!

Agora vamos ver como o local se modificou quando do lado do mar se instalou a antiga Feira de Água de Meninos:



Feira de Água de Meninos


Nenhum comentário:

Postar um comentário