domingo, 18 de maio de 2014

UMA ESTÁTUA DE COLOMBO ANTECEDEU Á ESTÁTUA DE CASTRO ALVES

Escrevemos tanto sobre a Praça Castro Alves e não demos conta que antes de ser uma praça em homenagem ao grande poeta ela homenageava Cristovão Colombo.

 A foto adiante mostra-nos a estátua do genovês em meio a um chafariz, instalado em 1852. Nessa época o local chamava-se Largo do Theatro, em razão da existência no local do Teatro São João. 

Largo do Theatro - Hoje Praça Castro Alves

Há de se reparar o corredor de grandes casas à direita em direção à Igreja de São Bento no alto. Ainda não havia a Rua Carlos Gomes. 

Somente em 1923 foi inaugurado o monumento em homenagem à Castro Alves.


Uma gravura representativa da atual Praça Castro Alves, depois Praça do Theatro e em seguida Praça Castro Alves. Ainda não havia sido construído o Porto de Salvador e seus cais. Destaque-se a Estatua em homenagem à Colombo.

Praça Cristóvão Colombo

O chafariz está atualmente abandonado e depredado na Praça Lorde Cochrane na avenida Anita Garibaldi sem qualquer inscrição ou identificação. Ostenta hoje uma escultura de Lorde Cochrone.


Lord Crochone

O Almirante inglês, Sir Thomas Cochrone, Marques do Maranhão, teve participação importante na Guerra da Independência do Brasil. Já Colombo só fez descobrir a América do Norte. Nada mais em relação ao nosso País. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário