domingo, 13 de julho de 2014

URGENTE: TÉCNICO EUROPEU PARA NOSSA SELEÇÃO DE FUTEBOL

Dias atrás tínhamos dado como encerrados nossos comentários sobre a Copa do Mundo que termina hoje com Alemanha e Argentina. O Brasil está fora. Disputou ontem o terceiro lugar e ficou em quarto. Ficou claro e evidente que nosso futebol não é mais o melhor do mundo como alguns setores ainda teimam em classificar com base de que somos “penta  campeões”, título que ninguém tem.

Esta Copa serviu para mostrar que os europeus estão bem melhores do que nós, técnica e taticamente, afora o fator econômico que é determinante em qualquer atividade humana. (99% dos jogadores da seleção jogam na Europa por questões econômicas).

Nessas condições, chegou a hora de uma reformulação de nosso futebol na maioria dos seus aspectos, a começar pelo técnico. Urge uma providência imediata. Não pode ser de longo prazo. Só temos quatro anos para uma nova avaliação e quatro anos em qualquer esporte é muito pouco.

Em casos tais, outros esportes resolveram essa questão importando técnicos de outros países. Foi o que fez o basquete, a ginástica olímpica, o handball, a natação, o atletismo, o pólo aquático, o boxe, etc. etc.
Só o futebol  está resistindo a essa tendência e está aí o resultado. Jogadores talentosos nós os temos, haja vista as contratações dos mesmos por milhões de reais pelos clubes europeus (Os mais caros do mundo).

Rubem Magnano - Técnico argentino da seleção brasileira de Basquete

Norten Suback - técnico ucraniano da seleção feminina de handball do Brasil

Brasileiras campeãs mundiais de handball

O que falta então? Sem dúvida que a parte técnico/tática que é da incumbência dos técnicos. Acabamos de ver os erros do Felipão nesse sentido. Fosse outro técnico nacional e seria a mesma coisa, não nos enganemos. Estão todos nivelados à nível Brasil, ou seja , por baixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário