domingo, 31 de agosto de 2014

RODA GIGANTE DA NOVA BARRA

Quando se instalou a “Roda Gigante” da Barra ao tempo da inauguração da sua revitalização, muitos pensaram que ela permaneceria ali no largo de forma definitiva tornando-o  ainda mais festivo. Sim! A Barra hoje é uma festa em todos os sentidos, desde o “Cooper” de todos os dias; do banho de mar das manhãs de sol; das manobras dos surfistas nas ondas vindas da ponta do Morro do Cristo ou do baba ainda nessas proximidades.

Não é ainda um centro “gourmet” como é o Rio Vermelho e a Pituba, mas com o tempo tende a se tornar. (O antigo Barra Vento está fazendo falta.)

Mas uma Roda Gigante permanente não seria um contra-senso?  Não estaria prejudicando o visual como um todo do local, especialmente a visão do Farol da Barra e seu forte ou efetivamente invadindo a privacidade dos moradores do Edifício Oceania?

Roda Gigante da Barra de dia e de noite

Em parte sim, mas este contraste vem ocorrendo em diversas partes do mundo, com resultados maravilhosos em temos turísticos que é sempre um dos objetivos da melhoria dos espaços urbanos, afora o bem estar da população como um todo.


Vejamos alguns exemplos:

Roda Gigante de Londres
A London Eye é a terceira maior roda-gigante do mundo e um dos pontos turísticos mais disputados de Londres. Possui 135 metros de altura. Foi construída para celebração da virada do milênio e tinha um tempo de existência pré-programado de cinco anos. Com o tempo ela se tornou um marco que nem a Torre Effel em Paris, que também seria desmontada após uma feira internacional.



Torre Elfel. Construída em 1889 por Gustavo Eifel.. Tem 324 metros de altura.


Pirâmide de Vidro do Louvre. Foi feita pelo arqujiteto Leooh Ming Pai e fez parte da revitalização da praça do Museu do Louvre. 

E no Brasil qual é a maior roda gigante que se conhece?


Denomina-se "Mirage" e se acha em Belo Horizonte

Mas qual é a maior roda gigante do mundo?
É a High Roller, recém inaugurada em Las Vegas. Tem 167 metros de altura.

Farol visto da Roda Gigante

Não poderíamos deixar passar a oportunidade de registrar algumas fotos da Barra tirada diretamente da Roda Gigante ali instalada (Fotos de Lilian - minha filha):


Av. 7 de setembro chegando no Farol - Visão da Roda Gigante

Rua Marques de Leão - Também visão da Roda Gigante

Nenhum comentário:

Postar um comentário