sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A MANSÃO DO HOSPITAL ESPANHOL É DO PRINCIPIO DO SÉCULO PASSADO

Em postagem anterior, destacamos o decreto do Governo do Estado  considerando de utilidade pública o Hospital Espanhol. Isto quer dizer que, quem comprar o espaço e seus componentes, todo ele, terá que funcionar como sendo exclusivamente um  hospital .

Mais do que justa a decisão do governador, em razão da enorme utilidade de seus serviços à população da cidade. 

Também destacamos a mansão onde teria começado o hospital. Fica na extremidade do Morro do Gavazza com vista para o mar. Um espetáculo! Muito bonita!



Não se sabe ao certo em que ano foi construída. Podemos fazer conjecturas a partir de 1887 quando 124 membros da comunidade espanhola compraram um chalé então existente no local. No local funcionava o Centro de Saúde da Terceira Idade Manuel Antas Fraga que foi presidente da instituição:

Sr. Manuel Antas Fraga

Chalé então existente onde é hoje o Hospital Espanhol

Vamos ver uma foto mais ilustrativa do que esta:


Nesta foto, vê-se claramente o então chalé existente no alto do morro. Do lado do mar o Forte de Santa Maria e no alto a Igreja de Santo Antônio da Barra. As casas em fila no centro da foto (abaixo) pertencem a hoje Praia do Porto.(em frente ao forte).

Na base do morro onde se encontra o chalé, vê-se ruínas de velhas casas.. Também há de se notar que o "caminho" então existente passa bem na base do morro (até se estreita um pouco no local). Isto determina, com absoluta certeza, que a avenida que se construiu entre 1910/1916 tomou uma boa parte dos rochedos em frente à quina do morro desde o Largo do Farol.




Em traços amarelos indica-se, aproximadamente, por onde hoje passa a avenida nesse trecho.

De relação a data de construção da atual mansão, acredita-se ter acontecido entre 1910/1920, quando se construiu a avenida que hoje conhecemos.


Acima uma preciosa foto do Porto da Barra já com a avenida em plano elevado em relação à praia.Vê-se a balaustrada desde então, uma marca desse local. Focalizando o morro do Gavasa, nota-se ainda a existência do antigo chalé mostrado em fotos anteriores. Isso nos faz acreditar que a atual mansão onde funciona ou funcionava o Centro de Saúde da Terceira Idade, pode ter sido construído em data bem posterior a 1920, possivelmente na década de 30, próximo de 1940.Por outro lado, é  notável a fileira de prédios em frente à Praia do Porto. Quase todos ou todos com dois andares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário