sábado, 13 de setembro de 2014

COBERTURA DO HOTEL DA BARRA OU APENAS UM DETALHE

Hotel da Barra

A foto acima mostra-nos o Hotel da Barra ao lado do Instituto Mauá nas proximidades do Largo do Porto, recém reformado. Tem uma fachada relativamente bonita e de seus apartamentos deve descortinar uma vista maravilhosa da Baía de Todos os Santos. Fica ao lado do Instituto Mauá, tradicional instituição de Salvador ligado ao artesanato da terra.


Do lado esquerdo o Forte São Diogo - É uma área tombada- Qualquer reforma ou acréscimo no local requer autorização.

Pois bem! Seus proprietários acabaram de fazer uma “cobertura” que nós chamamos de “pombal” no último andar. Não sabemos a finalidade do mesmo. Nos Alagados de Itapagipe, essa  “armação” destina-se a enxugar a roupa de casa em razão do vento e nas horas vagas destina-se a colocação de redes de dormir, super coloridas. Um barato!


Pombais nos Alagados de Itapagipe ou simples coberturas?

Não sabemos ao certo se esta tendência arquitetônica começou nos Alagados ou os Alagados absorveram-na. Somos mais pela segunda hipótese, desde que no Bonfim, sim no Largo do Bonfim, antes praça Theodósio Rodrigues de Faria, pessoa que trouxe de Portugal a imagem do Senhor do Bonfim, existem duas antigas casas com esses pombais lá em cima. Já faz tempo.


No Bonfim

Ou teria sido uma inspiração oriunda do mesmo tipo de armação que se vê numa das casas  existentes na Ponta do Humaitá, local tradicionalíssimo de nossa cidade, certamente devidamente tombado.

Na Ponta do Humaitá há muito tempo.
Já está subindo a ladeira (Lapinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário