terça-feira, 6 de janeiro de 2015

CORREDOR DA VITÓRIA OU SIMPLESMENTE VITÓRIA (A RAINHA)

Como é sabido, oficialmente, o trecho que se inicia na Ladeira de São Bento e vai até o Largo do Farol da Barra, chama-se Av. 7 de setembro.Foi  Inaugurada em 1916 pelo então governador José Joaquim Seabra, e idealizada como parte do plano de reforma urbana de Salvador iniciado em 1912, buscando conectar o centro antigo aos novos bairros que surgiam ao sul da cidade.

Ladeira de São Bento

Possui uma ocupação extremamente variada no uso do solo, alternando comércio, serviços e habitações de diferentes níveis de renda, assim como instituições diversas, e divide-se em três trechos principais; o distrito de São Pedro, distrito da Vitória e o distrito da Barra, cada um desses espaços com enormes diferenças sócio-econômicas e paisagísticas entre si.

Seu sentido varia, sendo mão dupla em seu primeiro trecho, do Farol da Barra ao final do Corredor da Vitória, e se alterando para mão única a partir do Campo Grande, prosseguindo assim até o seu término.

Na citação de seu endereço de residência, os moradores não costumam citar a Avenida 7 de Setembro como sendo o local de moradia. Preferem se referir ao trecho desmembrado que caracteriza a avenida. Por exemplo, quem mora na Ladeira da Barra, ninguém cita que mora na Av. 7 de setembro número tal. O mesmo acontece para quem mora na Vitória ou no Porto da Barra e assim por diante.
Vitória

Dizem que assim fazem pelo temor da desvalorização ou seria apenas uma questão de status? Em verdade, quem mora em Salvador, sabe muito bem que socialmente, não é a mesma coisa dizer que “moro na Av. 7 se setembro” do que “moro no Corredor da Vitória”. Há uma distância social muito grande.


E o que dizer agora de recentes citações de que o Corredor da Vitória não deverá ser chamado mais assim: “Corredor da Vitória”? Sua nova designação seria apenas “Vitória” por uma razão também histórica, ou seja, as tropas vencedoras da independência da Bahia não teriam desfilado vitoriosas por ali, daí o nome de parte dessa avenida. Houve uma razão mais nobre: como grande parte dos imóveis construídos foi  levantada por ingleses, a bela avenida, a majestosa avenida, será doravante apenas Vitória, em homenagem à rainha Vitória que governava a Inglaterra. Muito mais chique e principalmente, muito mais nobre,além de econômico, ou seja, de maior valor comercial.

Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário