domingo, 17 de janeiro de 2016

O DIQUE DO TORORÓ TEM DUAS ÁRVORES DE PAU BRASIL

È Sabido que o Pau Brasil  crescia  com extrema abundância no sul do Estado da Bahia, desde as costas de Ilhéus até Porto Seguro, possivelmente até Caravelas bem ao sul e, possivelmente, alcançava o Espírito Santos. Há algumas referências sobre a existência desse arbusto em Pernambuco, mas nada de extraordinário.

Pau Brasil

Tão logo foi descoberto, constataram-se diversas qualidades em sua madeira.  Uma das características é ser uma madeira pesada com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha utilizada na indústria têxtil. Por outro lado, sendo uma madeira de alta qualidade, era muito usada na fabricação de instrumentos musicais como, por exemplo, violinos, harpas, violoncelos e violas. Era, portanto, um  empreendimento altamente lucrativo. Tornava-se ainda maior graças às facilidades de sua obtenção, ou seja, um litoral extenso, pouco explorado e quase sem nenhuma fiscalização do estado, ou seja, sem tributação.Em poucas palavras: de graça.

Flores e frutos do Pau Brasil

Para tornar a coisa mais lucrativa, abundante e organizada, as nações que aqui vinham buscá-lo, foram aos poucos trazendo gente especializada ou mesmo sem nenhuma qualificação para os trabalhos mais pesados, gerando naturalmente demarcações de terra ao seu bel prazer. Claro que os índios habitantes naturais desse território, também foram envolvidos no lucrativo negócio por diversos sistemas de troca e comércio. Quando não aceitavam eram mortos. 



Pau-brasil é o nome genérico que se atribui a várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia presentes na região da Mata Atlântica brasileira. O nome de nosso país teve origem nesta árvore.Determinadas citações denominam o Brasil, especialmente a Bahia como a  "terra do coco". Que nada, o belo coco veio boiando desde o oriente até aqui e foi crescendo pelas praias do Brasil.]

As fotos acima sem dúvida que sugerem fortemente que seus frutos seriam comestíveis. Devia ser mais comida de índio, contudo, recentemente, encontramos uma receita onde aparece o fruto do Pau Brasil  como ingrediente de uma salada de de um restaurante granfino.


 4 orquídeas lilás 
4 flores de hibisco vermelho 
20g de flor de begônia 
10g de flor de pitanga 
20g de flor de pau-brasil 

15 g de semente de papoula 

Modo de Preparo: 
Higienize bem as flores, despetale os hibiscos e as flores de pau-brasil, as outras entram inteiras. Corte a laranja em livro: descasque, sem deixar vestígio da parte branca e vá cortando nas divisórias da laranja, descarte as sementes e as pontas.

No centro do prato coloque os gomos de laranja, ao redor as pétalas do hibisco e saia soltando as sementes de romã. Solte as pétalas de pau-brasil e as outras flores, tanto no centro, quanto nas laterais, finalize com uma ou duas orquídeas comestíveis e semente de papoula.

A Mata Atlântica como o próprio nome está a dizer era uma mata próximo ao mar. Ocupava curto espaço de terra. Com o advento das cidades litorâneas ela foi desaparecendo a ponto de hoje ser uma árvore quase rara.

Em Salvador é difícil encontrá-la. Fomos descobrir dois exemplares no Dique do Tororó, isoladas e mal tratadas.Que importância terá hoje?

\:
Pau Brasil no Dique do Tororó

Numa delas a "baiana" que ali faz ponto foi quem nos informou de que árvores se tratavam. Os sacos amarelos dependurados (dá a impressão de uma jaca.) Não são! São os apetrescos de seu trabalho.Estamos na Bahia!.



Quem quiser vê-los, estão na frente dos restaurantes ali existentes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário